quarta-feira, 14 de abril de 2010

Relatório do 2º Encontro Regional das Lideranças Estudantis

Data: 19 de março de 2010



O II Encontro de Grêmios Estudantis das Escolas Públicas da Regional de Paraíso do Tocantins foi realizado no dia 19 de março de 2010, das 8h às 17h, na Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins. O referido encontro foi proposto pela Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, organizado e realizado pelas Técnicas da Coordenação Regional de Ensino Fundamental e Médio, ressaltando que este encontro é uma ação referente ao ano de 2009. O objetivo foi fortalecer os Grêmios existentes, bem como, de oportunizar a criação de outros grêmios, no intuito de incentivar a participação dos educandos na promoção da gestão democrática das escolas jurisdicionada a esta Diretoria.
Ao todo, participaram mais de 70 pessoas, representando os 20 Grêmios instalados, alunos representantes de turma Grêmios estudantis, professores, diretores de escolas e representantes da Diretoria Regional de Ensino.
Para que o objetivo do encontro fosse atingido, as atividades propostas foram elaboradas de forma a propiciar o diálogo e a troca de experiências entre os participantes e, também, de identificar problemas e propor sugestões para o bom funcionamento dos grêmios existentes, a fim de torná-los parceiros importantes na democratização da gestão escolar,
Neste sentido, o Encontro foi dividido em três momentos. O primeiro teve a participação de convidados que proferiram palestras sobre a organização e função dos grêmios estudantis e as oportunidades oferecidas por este tipo de organização na formação dos alunos, a importância da escola, além de interagirem com os participantes.
No segundo momento, os gremistas tiveram a oportunidade de se apresentarem contando um pouco das suas realidades e socializarem as ações trabalhadas em suas escolas no ano de 2009.
No terceiro e último momento foi realizado, por meio do Ouvidor Regional Josiel Gomes, a apresentação da nova forma de atuação da ouvidoria nas Diretorias Regionais do estado e também falou da importância dos estudantes participarem de forma responsável nos Jogos Estudantis- JETS.
Ficou evidenciada a necessidade de realização de um trabalho formativo sobre liderança, função dos grêmios e abrangência de ações, daqueles alunos que desejem participar deste processo e assim fortalecer estas agremiações, para que possamos construir parcerias comprometidas com implantação de uma escola mais democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário