segunda-feira, 12 de abril de 2010

1º Encontro de Coordenadores Pedagógicos


1º ENCONTRO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE PARAÍSO DO TOCANTINS.

DATA: 11/03/2010.

O 1º Encontro de Coordenadores Pedagógicos da DRE Paraíso do Tocantins, foi realizado no dia 11 de março de 2010 no CEM – José Alves de Assis. Iniciou-se às 8h com momento devocional conduzido pela Assessora do Currículo Eletice Cabral. Em seguida a senhora Aparecida da Penha, Coordenadora do Ensino Fundamental e Médio, deu as boas vindas a todos os presentes e apresentou a equipe da Coordenação do Ensino Fundamental e Médio, posteriormente convidou a Diretora Regional de Ensino Meyrivane que agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância do encontro por se tratar de uma antiga reivindicação dos coordenadores por um encontro para estudo e fortalecimento da ação pedagógica com ênfase no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.
Seguindo a pauta foi convidada a participar do encontro a assessora de currículo de Língua Portuguesa Welma que abordou com propriedade sobre alinhamento de conteúdos de acordo com a proposta e o referencial curricular, explicou sobre os eixos temáticos e fez uma explanação de como o coordenador pedagógico pode contribuir no planejamento do professor. A assessora de currículo de matemática do Gestar II Celestina orientou sobre o desenvolvimento dos conteúdos, o acompanhamento do trabalho com as Tps e AAAs e as oficinas.
No período da tarde, a Assessora de filosofia Milena Bezerra Côrtes falou sobre os fundamentos da avaliação os diferentes modos e instrumentos de avaliação e finalizou fazendo uma análise crítica da formulação de itens em uma avaliação. Posteriormente a Diretora Regional de Ensino Meyrivane Teixeira dos Santos fez uma abordagem sobre a construção do PPP/2010 e sua importância como documento macro de cada Unidade Escolar.
A Coordenadora Aparecida Penha, abriu espaço para o debate em grupo, onde cada participante do encontro pode socializar suas duvidas e dividir as problemáticas existentes na prática diária da função de coordenador pedagógico. Logo após foi realizado repasses importantes sobre o acompanhamento do Coordenador Pedagógico, organização dos estudos dos professores, hora atividade, relatório bimestrais das habilidades desenvolvidas. No encerramento foi apresentada uma mensagem, para reflexão, bastidores do vídeo de Susan Boyle.
Foi realizada uma avaliação do encontro na qual ficou notório a satisfação dos participantes que ressaltaram os pontos positivos do encontro para o sucesso do trabalho realizado por eles nas Unidades Escolares.

Paraíso do Tocantins, 15 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário